Concursos Públicos 2018

TÁ CHOVENDO? ENTÃO VÁ FAZER UMA BOA REVISÃO!

O dia amanheceu chuvoso em grande parte do país. Não nego que a chuva é uma benção, bem como sei que muitos adoram dias chuvosos, mas acredito que a maioria, exatamente como eu, é assaltada pelo desânimo/preguiça em dias de tempo fechado onde nuvens de chova impedem o sol da banhar a terra.

Nesses dias chuvosos estudar se torna um fardo um pouco mais pesado que de costume. Sentar-se à mesa de estudos com toda aquela umidade pesando no ar, a luz querendo fugir dos cantos e a atenção sendo arrastada para outros lugares pelo barulho da chuva … ufa, complicado se concentrar.

Block notes school element

Pois bem, minha dica para dias de chuva como hoje são … uma boa revisão de alguma matéria. Pode ser através de resumos que foram feitos ao longo do estudo normal, resumos prontos em livros, mapas mentais ou mesmo baterias de questões de concursos anteriores.

Penso assim, para estudar matérias novas precisamos estar muito atentos para absorver ao máximo a nova gama de conhecimentos com que estamos tendo contato. Está desanimado, com preguiça, com a atenção dispersa … ferrou, o estudo não terá a melhor qualidade possível e necessária. Agora, ao fazer uma revisão contamos com o alento de já termos estudado tudo aquilo antes, além do que para reativar o que já foi memorizado é necessário menos esforço e atenção.

Não se preocupe em “pular” o planejamento de estudos para hoje. Como já disse muitas vezes, o planejamento de estudos deve ser algo dinâmico a fim, justamente, de aceitar modificações necessárias como essa. Revise hoje, continue estudando amanhã. Como no futuro próximo você teria de fazer essa revisão de um jeito ou de outro, no final está tudo sob controle.

Temos de respeitar nosso corpo e nossa mente. Se em dias chuvosos você não rende tanto, estude considerando isso. O contrário também vale. Então, amigos, mãos à obra.